A Internet é muito importante uma vez que nos abre as portas da informação global, de uma forma que não sonharíamos há alguns anos atrás. No entanto, quando uma porta como esta, se abre, é natural que algumas coisas negativas entrem por ela. E se algumas delas não têm uma importância por aí além, outras requerem alguns cuidados por parte de pais e educadores.
A internet compreende um grande e vasto leque de pessoas tal como a sociedade, sendo esta o reflexo da sociedade, onde há coisas boas e também coisas más Mas hoje em dia existem várias formas de alertar para os potenciais riscos associados ao uso da Internet, principalmente para os riscos a que estão expostos as nossas crianças e jovens.
Alguns dos perigos mais habituais são:
o Visionamento de material impróprio (ex: pornografia)
o Incitamento à violência e ao ódio
o Violação da privacidade
o Violação da lei
o Encontros “online” com pessoas menos recomendáveis
o Drogas
O QUE FAZER?
Em primeiro lugar recomenda-se aos pais que comecem por conversar abertamente com os seus filhos, alertando-os sobre o lado negativo da Internet e aconselhando-os a evitar os seus perigos.
O crime também existe na Net e está configurado na lei. É possível apresentar queixa às autoridades, quando tal se justifique. Embora não seja fácil em algumas situações trazer os culpados perante a justiça, cada vez mais vêm a publico casos em que os criminosos são efectivamente julgados e condenados (pedofilia, tráfico de crianças, crimes informáticos, etc.)
Existem alguns meios de controlar a “navegação”, que podem restringir aquilo a que a que a criança pode ter acesso. Alguma dessa informação encontra-se “online”.
ALGUMAS REGRAS QUE SE DEVEM ACONSELHAR
o Nunca dizer as passwords a ninguém;
o Nunca dar informações sobre pessoais;
o Não abrir e-mails de pessoas desconhecidas;
o Evitar o envolvimento em discussões desagradáveis;
o Abandonar os “chats” se alguém for rude ou desagradável;
o Nunca ter encontros com “amigos” conhecidos online, sem a presença de um adulto, de preferência os pais.
Sem comentários:
Enviar um comentário