Depois de uma época em que a World Wide Web em que os utilizadores da mesma eram simples consumidores da informação que era disponibilizada online, e em que este canal de comunicação era na sua essência unidireccional, assistimos hoje a uma nova realidade.
Os utilizadores deixaram de ser passivos e passaram eles próprios a produzirem os seus próprios conteúdos e a disponibilizá-los online. Os utilizadores criam comunidades virtuais de interesse entre si, para partilharem gostos, preferências, fazerem amigos, partilharem músicas e fotos de uma forma perfeitamente transparente. Florescem grande comunidades e serviços de partilha, que vulgarmente se designam por redes sociais.
Estas redes sociais apresentam um enorme potencial de crescimento, não apenas do ponto de vista individual assim como oportunidades para implementar inovadores modelos de negócio que podem ser explorados por empresas e empreendedores. Estas redes sociais são reconhecidamente importantes quer pelo seu aspecto lúdico, assim como numa vertente mais profissional de desenvolvimento de redes de contactos/marketing, quer na possibilidade oferecida como canal de marketing. Do ponto de vista empresarial estas redes sociais podem determinar ou ajudar a determinar o potencial de negócio de um determinado produto ou serviço.
Sem comentários:
Enviar um comentário